Saiba a diferença entre meteoro e meteorito

Nesta sexta, correu o mundo a notícia de que um meteorito havia caído na Rússia. (clique aqui para ver o vídeo e fotos) deixando 400 feridos. Isso aconteceu no mesmo dia em que foi anunciado em que um asteroide passaria o mais próximo da Terra já registrado.

Muitos ficaram confusos, pois alguns veículos de mídia diziam "meteoro" e outros "meteorito". Afinal, qual é o certo? 

Bom, para entender as diferenças, primeiramente devemos catalogar os diferentes nomes dados a corpos celestes dessa natureza, que são:

- Asteroides

- Meteoroides
- Meteoros
- Meteoritos
- Cometas




Um asteroide é também chamado de planetoide. Possui grandes dimensões e formas indefinidas. Sua principal característica é sua órbita ao redor do sol. Eles também são por via de regra, compostos de rochas e metais. 

Já um meteoroide é um fragmento que vagueia pelo espaço, de tamanho significativamente menor que um asteroide e maior que partículas. Podem ser restos de asteroides e cometas.

Quando um meteoroide entra na Terra, ele produz um efeito luminoso, devido a resistência encontrada na atmosfera, que serve exatamente para proteger o planeta desse tipo de coisa. A esse fenômeno, dá-se o nome de meteoro. Também conhecido como estrela cadente. A maioria deles acaba por se desintegrar antes de tocar o solo.

Já um meteorito são os meteoroides que alcançaram o solo terrestre, sendo assim rochas espaciais que chegaram de fato ao planeta.

Um cometa, ao contrário do asteroide, não é feito de rochas e metais e sim de gelo e poeira. Seu núcleo é uma parte pequena do seu todo, que é composto de nuvens de gases, que formam sua cauda, podendo chegar a centenas de quilômetros de extensão. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário